Sporophila beltoni
Tropeiro Seedeater
Patativa-tropeira
Classificação Ciêntifica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família : Thraupidae
Autor:
Repenning and Fontana, 2013.
Subespécies:
Monotípica.
Foto: Sporophila beltoni (macho adulto) – Feita por José Fernando Cipriani, em 03/04/2012 na cidade de Jacutinga | MG | Brasil.
Sporophila beltoni é uma espécie endêmica do Brasil, ameaçada de extinção (vulnerável), pois o tamanho de sua população é pequeno, com aproximadamente 9000 indivíduos e sua tendência é diminuir. Pois a perda de habitat e a caça ilegal, são seus principais desafios. Reproduz em campos naturais de regiões altas e montanhosas, mas sempre em áreas junto da Floresta com Araucárias. Restam somente 3% da cobertura original deste ecossistema. A espécie pode ser dividida em duas populações nas áreas de reprodução, uma no estado do Rio grande do Sul e Santa Catarina e outra no Paraná. Tem o comportamento de migrar nos períodos mais frios do ano, para regiões mais quentes. Há registros de passagem nos estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais, e suas áreas de não reprodução compreende os estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Bahia e parte sudeste de Tocantins.
Vale ressaltar, que os pais do Sporophila beltoni, são os ornitólogos Carla Fontana e Mário Repenning (Repenning & Fontana, 2013), merecem todos os aplausos e créditos por seus anos de estudos a finco sobre a espécie.
“Ave se reproduz e migra nas regiões que antes eram rota dos tropeiros.” (Repenning & Fontana, 2013).
Referências:
- Disponível em: <http://datazone.birdlife.org/species/factsheet/tropeiro-seedeater-sporophila-beltoni> Acesso em: 28/03/2020.
- Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/ja-nasce-em-extincao-nova-ave-descoberta-no-brasil/> Acesso em: 28/03/2020.
- Disponível em: <https://www.hbw.com/species/tropeiro-seedeater-sporophila-beltoni> Acesso em: 28/03/2020.