Espécies ameaçadas – Quênia
Falar sobre aves ameaçadas, sempre nos trás preocupações e pensamos de como poderemos ajudar. Com isso The Bird Land criou sua página de notícias pela primeira vez em 25/03/2020, com intuito de ajudar a propagar a informação sobre as espécies ameaçadas.
Hoje falaremos sobre três espécies ameaçadas de extinção que vivem na região de Taita, no sudeste do Quênia. Taita apresenta planícies extensas, porém em uma área de 250 quilômetros quadrados apresenta um afloramento montanhoso, com uma floresta densa, perto da cidade histórica de Voi. Essa região é considerada como uma importante área de aves e biodiversidade, onde abriga as três espécies:
- Zosterops silvanus (em perigo);
- Turdus helleri (criticamente ameaçado);
- Apalis fuscigularis (criticamente ameaçado).
O Apalis fuscigularis é uma das espécies mais raras do mundo, com apenas 150 indivíduos na natureza. E o que contribuiu para o declínio dessas espécies é a perda do habitat pela expansão humana, onde afetou as florestas e os arbustos onde essas espécies vivem. “Ao longo dos anos, as áreas florestais de Taita Hills se fragmentaram, com cerca de 98% da floresta original sendo destruída. Essa severa perda de habitat colocou uma pressão enorme sobre essas aves ameaçadas de extinção ”, observa Kariuki Ndang’ang’a, chefe de conservação da BirdLife Africa.
Existem alguns projetos com medidas de proteção, visando desde orientações e apoio para as comunidades da região até arrecadação de doações para a restauração de habitas, arrendamento de terras e até compra e advocacia.
“Até o momento, o projeto conseguiu garantir um arrendamento de terra por 25 anos e a compra de 9,25 hectares (ha) de terra para fornecer habitat para 20 pares de Taita Apalis. Os altos preços da terra e a falta de vontade de alguns proprietários para vender são alguns dos desafios que o projeto enfrenta, pois pretende comprar 21 hectares adicionais para expandir esses habitats.” Segundo Birdlife Internacional.
“Aumentar a área para fornecer habitats ideais para essas aves é um aspecto importante deste projeto. Isso está sendo feito em colaboração com as comunidades locais. Com isso, as comunidades recebem habilidades florestais e têm um senso de propriedade, o que lhes permite desempenhar um papel ativo na conservação ”, acrescenta Ndang’ang’a.
Os resultados também já estão sendo obtidos em 8 hectares onde foram aplicado as técnicas econômicas de restauração de habitat, segundo Birdlife Internacional.
Referências:
- Disponível em: <http://www.birdlife.org/africa/news/species-brink-saving-endangered-taita-birds-kenya> Acesso em 25/03/2020.
- Disponível em: < http://www.birdlife.org/worldwide/programme-additional-info/important-bird-and-biodiversity-areas-ibas > Acesso em 25/03/2020.
Texto: Bruno F. Salaroli